Condições: parte 2

Lições da Bíblia

“6. Leia Atos 5:32. Por que a obediência à Palavra de Deus é uma condição importante para receber o Espírito Santo?”

Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem.” (Atos 5:32 ARA).

“Hoje, assim como naquela época, o Espírito Santo é concedido a todos os que obedecem a Deus. Na Bíblia, amor e obediência andam de mãos dadas, e a verdadeira fé é expressa em obediência. Se confiarmos em Deus de todo o coração, obedeceremos aos Seus mandamentos. Jesus disse: ‘Se alguém Me ama, guardará a Minha palavra’ (Jo 14:23). A obediência é uma escolha que leva a um estilo de vida em conformidade com a vontade de Deus, expressa em Sua lei. Temos que continuar no caminho da obediência se desejamos reconhecer Jesus como nosso Senhor (Lc 6:46). Em 1 João 2:4, 5 o apóstolo escreveu: ‘Aquele que diz: ‘Eu O conheço’, mas não obedece aos Seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas, se alguém obedece à Sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado’ (1Jo 2:4, 5, NVI). Essas são palavras fortes. João declara também: ‘Os que obedecem aos Seus mandamentos permanecem nEle, e Ele neles. Desse modo sabemos que Ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu’ (1Jo 3:24, NVI). Quando fazemos o que Deus nos ordenou, temos paz de espírito.”

7. Leia Judas 18-21. Do que precisamos fugir, se quisermos ser cheios do Espírito? Assinale as alternativas corretas:

“18 os quais vos diziam: No último tempo, haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias paixões. 19 São estes os que promovem divisões, sensuais, que não têm o Espírito. 20 Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo, 21 guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.” (Judas 18-21 ARA)2.

A. (   ) Da atitude dos escarnecedores, contrárias à obra do Espírito Santo.

B. (   ) De toda impureza, porque aqueles que seguem as próprias paixões não podem ter o Espírito, pois a carne milita contra o Espírito.

C. (   ) Do contato com pessoas de outras igrejas ou descrentes, porque isso pode nos contaminar espiritualmente.

Resposta: Alternativas A e B. 

“O fogo do Espírito Santo não pode continuar queimando em nossa vida se nossa mente for guiada pelo mundo. O Espírito Santo reage de maneira muito sensível à existência de todo pecado e mundanismo em nossa vida. Portanto, precisamos nos manter no amor de Deus e estar conectados com Ele por meio da oração, para que possamos fugir de toda impureza e manifestar um espírito de poder, amor e moderação (2Tm 1:6, 7). Somente por meio de uma luta intensa e feroz com o próprio eu é que podemos ser o tipo de pessoa que devemos nos tornar. É evidente que não podemos lutar por nós mesmos. Nossa batalha ocorre em nossa escolha entre render nossa vontade à influência do Espírito Santo ou permitir que a carne domine. A escolha é nossa.”1

Quarta-feira, 01 de fevereiro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

_______________
1HASEL, Frank. O Espírito Santo e a espiritualiadade. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 487, Jan. Fev. Mar. 2017. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s