O Espírito Santo e a inspiração

Lições da Bíblia

“Inspiração é o termo usado para descrever a influência de Deus, mediante a atuação do Espírito Santo, na comunicação de Sua mensagem por meio de instrumentos humanos. A atuação do Espírito no processo de inspiração é a razão de encontrarmos uma unidade fundamental em toda a Bíblia no que diz respeito à verdade. Como Espírito da Verdade (Jo 14:17; 15:26; 16:13), Ele nos guia a toda a verdade.”1

“2. Leia 2 Pedro 1:21, Deuteronômio 18:18, Miqueias 3:8, e 1 Coríntios 2:9-13. O que esses textos dizem sobre os escritores bíblicos e sobre o envolvimento de Deus na origem da Bíblia? Assinale a alternativa correta:”1

porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:21 ARA)2. “Suscitar-lhes-ei um profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.” (Deuteronômio 18:18 ARA)2. “Eu, porém, estou cheio do poder do Espírito do SENHOR, cheio de juízo e de força, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel, o seu pecado.” (Miqueias 3:8 ARA)2. “9 mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. 11 Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. 12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. 13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.” (1 Coríntios 2:9-13 ARA)2.

  • A. (   ) Deus é o Autor da revelação. Os escritores bíblicos foram simples instrumentos transmissores da mensagem, que proveio de Deus, não da parte deles.
  • B. (   ) Deus é o Autor da revelação, porém os escritores bíblicos diluíram a mensagem bíblica de acordo com o que julgavam importante.
  • C. (   ) Deus é o Autor da revelação. Os escritores bíblicos não tiveram nenhum papel na mensagem bíblica. Deus a ditou palavra por palavra.

Resposta: Alternativa A.

“Ser ‘movido pelo Espírito Santo’ (2Pe 1:21) é uma forte confirmação da obra do Espírito Santo na inspiração. Em 1 Coríntios 2:9-13 o apóstolo Paulo atribui ao Espírito Santo a revelação e a inspiração. Ele disse que, para eles, os apóstolos, Deus revelou as coisas ocultas que nenhum olho viu, as quais ele mencionou no versículo 9. Deus as revelou por meio do Espírito (1Co 2:10). Os apóstolos receberam esse ‘Espírito que vem de Deus, para que [conhecessem] o que por Deus [lhes] foi dado gratuitamente’ (1Co 2:12). Em seguida, no versículo 13, Paulo passou a falar da obra da inspiração, de coisas ‘não ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais’. Paulo não tinha dúvidas sobre a origem e a autoridade do que ele proclamava.”1

“Embora muitas partes da Bíblia sejam o resultado da revelação sobrenatural e direta de Deus, nem tudo na Bíblia foi revelado dessa maneira. Algumas vezes, Deus usou escritores bíblicos na investigação cuidadosa e pessoal das coisas ou no uso que fizeram de documentos existentes, para, assim, revelar e comunicar Sua mensagem (Js 10:13; Lc 1:1-3). Portanto, todas as partes da Bíblia são reveladas e inspiradas (2Tm 3:16). Essa é a razão para Paulo afirmar que tudo o que foi escrito, foi escrito para nossa instrução, para que pela ‘consolação das Escrituras, tenhamos esperança’ (Rm 15:4). O mesmo Deus que fala e que criou a linguagem humana habilita pessoas escolhidas a comunicar, em palavras humanas e de maneira fidedigna, os pensamentos inspirados.”

Segunda-feira, 02 de janeiro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

_______________
1HASEL, Frank. O Espírito Santo e a espiritualiadade. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 487, Jan. Fev. Mar. 2017. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s