Descanso na sepultura

Lições da Bíblia

“2. Leia Jó 3:11-26. O que Jó falou sobre a morte? Marque a alternativa correta:”1

“11 Por que não morri eu na madre? Por que não expirei ao sair dela? 12 Por que houve regaço que me acolhesse? E por que peitos, para que eu mamasse? 13 Porque já agora repousaria tranqüilo; dormiria, e, então, haveria para mim descanso, 14 com os reis e conselheiros da terra que para si edificaram mausoléus; 15 ou com os príncipes que tinham ouro e encheram de prata as suas casas; 16 ou, como aborto oculto, eu não existiria, como crianças que nunca viram a luz. 17 Ali, os maus cessam de perturbar, e, ali, repousam os cansados. 18 Ali, os presos juntamente repousam e não ouvem a voz do feitor. 19 Ali, está tanto o pequeno como o grande e o servo livre de seu senhor. 20 Por que se concede luz ao miserável e vida aos amargurados de ânimo, 21 que esperam a morte, e ela não vem? Eles cavam em procura dela mais do que tesouros ocultos. 22 Eles se regozijariam por um túmulo e exultariam se achassem a sepultura. 23 Por que se concede luz ao homem, cujo caminho é oculto, e a quem Deus cercou de todos os lados? 24 Por que em vez do meu pão me vêm gemidos, e os meus lamentos se derramam como água? 25 Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece. 26 Não tenho descanso, nem sossego, nem repouso, e já me vem grande perturbação.” (Jó 3:11-26 ARA)2.

A. (   ) A morte é algo que ninguém gostaria de sofrer.

B. (   ) A morte é um descanso, uma tranquilidade. A morte é digna de regozijo.

C. (   ) A morte é incerta e temida por todos os homens.

D. (   ) A morte faz distinção entre ricos e pobres, pois cada um tem o túmulo que merece.

Resposta: Alternativa B. 

“Podemos imaginar o terrível sofrimento pelo qual Jó estava passando. Por mais difícil que tenha sido a destruição de suas posses e a devastação da sua saúde, Jó perdeu todos os seus filhos! Já é muito difícil imaginar a dor de perder um filho, mas Jó perdeu todos. E ele tinha dez! Não é de admirar que ele tivesse desejado a morte. Além disso, Jó não fazia ideia do contexto por trás de tudo aquilo, e mesmo que soubesse, talvez ele não teria se sentido melhor, não é mesmo?”1

“Observe, no entanto, o que Jó diz a respeito da morte. Se ele tivesse morrido, o que aconteceria? A alegria da presença de Deus? Tocaria harpa com os anjos? Não há nenhuma teologia assim em sua fala. Em vez disso, o que Jó disse? ‘Porque já agora repousaria tranquilo; dormiria, e, então, haveria para mim descanso’ (Jó 3:13).”1

“3. Leia Eclesiastes 9:5 e João 11:11-14. Ao comparar esses textos com as palavras de Jó podemos afirmar o seguinte:”1

Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento.” (Eclesiástes 9:5 ARA)2.

“11 Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. 12 Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. 13 Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. 14 Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu;” (João 11:12-14 ARA)2.

A. (   ) Jó rejeita o ensino bíblico sobre a morte.

B. (   ) Ele distorce o que a Bíblia fala sobre a morte.

C. (   ) Jó confirma a visão bíblica sobre a morte.

D. (   ) Ele se mostra confuso quanto à morte.

Resposta: Alternativa C. 

“No livro de Jó, um dos mais antigos da Bíblia, temos o que talvez seja uma das primeiras declarações do que chamamos de ‘estado dos mortos’. Tudo o que Jó queria naquele momento era ‘descanso’. A vida havia ficado repentinamente tão desagradável, difícil e penosa, que ele ansiava pelo que sabia ser a morte: um descanso tranquilo na sepultura. Jó estava tão triste, tão ferido que, esquecendo-se de toda a alegria que tivera antes das calamidades acontecerem, ele desejou que tivesse morrido no momento do seu nascimento.”1

“Temos promessas maravilhosas. Ao mesmo tempo, em meio aos sofrimentos presentes, como podemos aprender a nos lembrar dos bons momentos que vivemos e obter conforto neles?”1

Segunda-feira, 24 de outubro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O livro de Jó. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 486, Out. Nov. Dez. 2016. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Nota: As ofertas apresentadas em forma de anúncios junto de nossas publicações são de responsabilidade da plataforma de hospedagem deste blog. Isso ocorre por termos optado pela modalidade de hospedagem gratuita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s