“Pele por pele”: a batalha continua

Lições da Bíblia

“Oinício de Jó 2:1-3 é quase uma repetição de Jó 1:6-8. A grande diferença é a última parte de Jó 2:3, em que o próprio Senhor fala de como Jó permanecia fiel apesar das calamidades que lhe sobrevieram. Portanto, quando chegamos a Jó 2:3, parece que as acusações de Satanás se provaram falsas. Jó permaneceu fiel a Deus e não O amaldiçoou como Satanás havia dito que ele faria.”1

“2. Leia Jó 2. O que acontece nesse capítulo? Qual é a importância do fato de que tanto em Jó 1 como em Jó 2, os ‘filhos de Deus’ estavam ali para testemunhar o diálogo entre Deus e Satanás?”1

“1 Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o SENHOR. 2 Então, o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? Respondeu Satanás ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela. 3 Perguntou o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Ele conserva a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa. 4 Então, Satanás respondeu ao SENHOR: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. 5 Estende, porém, a mão, toca-lhe nos ossos e na carne e verás se não blasfema contra ti na tua face. 6 Disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida. 7 Então, saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. 8 Jó, sentado em cinza, tomou um caco para com ele raspar-se. 9 Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre. 10 Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios. 11 Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que lhe sobreviera, chegaram, cada um do seu lugar: Elifaz, o temanita, Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita; e combinaram ir juntamente condoer-se dele e consolá-lo. 12 Levantando eles de longe os olhos e não o reconhecendo, ergueram a voz e choraram; e cada um, rasgando o seu manto, lançava pó ao ar sobre a cabeça. 13 Sentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande.” (Jó 2 ARA)2.

“A frase ‘pele por pele’ é uma expressão idiomática que tem deixado perplexos os críticos e comentaristas. No entanto, a ideia é a seguinte: ‘Permita que algo aconteça com o próprio Jó, e ele revelará onde realmente está sua lealdade. Destrua o corpo de Jó e sua saúde, e veja o que acontecerá.’”1

“Curiosamente, o que ocorreu com Jó também não aconteceu por si só, ‘do nada’. Ambas as ocasiões do conflito no Céu, reveladas no livro de Jó, aconteceram no contexto de um confronto entre esses seres celestiais e Deus. Satanás estava fazendo suas acusações ‘publicamente’; isto é, diante de outros seres. Essa ideia se encaixa perfeitamente no que sabemos sobre o grande conflito: ele está se desdobrando diante de todo o Universo (veja 1Co 4:9; Dn 7:10; Ap 12:7-9).”1

Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens.” (1 Coríntios 4:9 ARA)2.

Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades estavam diante dele; assentou-se o tribunal, e se abriram os livros.” (Daniel 7:10 ARA)2.

“7 Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; 8 todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. 9 E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.” (Apocalipse 12:7-9 ARA)2.

“‘Mas o plano da redenção tinha um propósito ainda mais vasto e profundo do que a salvação do ser humano. Não foi para isso apenas que Cristo veio à Terra; não foi simplesmente para que os habitantes deste pequeno mundo pudessem considerar a lei de Deus como ela devia ser considerada, mas para reivindicar o caráter de Deus perante o Universo […] O ato de Cristo ao morrer pela salvação do homem, não somente tornaria o Céu acessível à humanidade, mas diante de todo o Universo justificaria Deus e Seu Filho em Seu modo de lidar com a rebelião de Satanás. Estabeleceria a perpetuidade da lei de Deus e revelaria a natureza e os resultados do pecado’ – Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 68, 69.”1

Segunda-feira, 10 de outubro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O papel da igreja na comunidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Jul. Ago. Set. 2016. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Nota: As ofertas apresentadas em forma de anúncios junto de nossas publicações são de responsabilidade da plataforma de hospedagem deste blog. Isso ocorre por termos optado pela modalidade de hospedagem gratuita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s