Justiça e misericórdia no Antigo Testamento: parte 2 – Estudo adicional

Lições da Bíblia

Assista em vídeo a discussão do tema da semana.

 

Estudo adicional

“Leia Jeremias 22:1-16;Ezequiel 16:49; Zacarias 7:9, 10. Leia os comentários de Ellen G. White no Comentário Bíblico Adventista, v. 4, p. 1165, 1166; Testemunhos para a Igreja, v. 6, p. 227, 228.”1

“Leia Miqueias 6:8 [‘Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.]2. Como o Senhor poderia ser mais claro quanto ao que Ele pede de Seu povo? O termo ‘bom’ é a mesma palavra usada vez após vez em Gênesis 1 para se referir à criação antes da queda. Assim, implicitamente somos lembrados do ideal que Deus tinha originalmente para nós e que Ele, no fim, irá restaurar após a volta de Jesus. A expressão traduzida como ‘exige de ti’ ou ‘pede de ti’ também poderia ser traduzida (e, talvez, de maneira mais precisa) como ‘busca de ti’. O que Deus ‘busca de’ nós? A resposta é mostrada na maneira pela qual devemos nos relacionar com os outros e com Deus. Em primeiro lugar, devemos agir com justiça. Isso é muito apropriado tendo em conta o assunto da lição deste trimestre, que examina como podemos ajudar as vítimas da injustiça. Em segundo lugar, devemos amar a misericórdia. O mundo é muito cruel. Seríamos poderosas testemunhas se amássemos a misericórdia e mostrássemos esse amor, revelando em nossa vida a misericórdia para com os outros! Em terceiro lugar, devemos andar humildemente para com Deus. Se o Senhor, em Miqueias 6:4, lembrou-lhes de sua libertação do Egito como razão para que fossem humildes e fiéis diante dEle, quanto mais isso deveria se aplicar a nós, que fomos redimidos pelo sangue de Jesus? A realidade da cruz e do custo da nossa redenção sempre devem nos manter humildes diante do nosso Deus.”1

Perguntas para reflexão

“1. Em Amós 5:21-24, o que é mais importante do que os rituais religiosos?”1

“2. Como atender às necessidades materiais das pessoas sem negligenciar suas necessidades espirituais?”1

Quinta-feira, 21 de julho de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O papel da igreja na comunidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Jul. Ago. Set. 2016. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s