Ídolos da alma e outras lições de Jesus – Estudo adicional

Lições da Bíblia

Assista em vídeo a discussão do tema da semana.

 

 

Estudo adicional

“Algumas pessoas têm defendido a ‘lei natural’. Expressa de várias formas, ela sugere que podemos derivar do mundo natural princípios morais que podem ajudar a orientar nossos atos. Em certo sentido, como cristãos que creem que a natureza é o ‘segundo livro’ de Deus, poderíamos aceitar que há alguma verdade nisso. Por exemplo, vemos, no discurso de Paulo em Romanos 1:18-32, o que as pessoas deveriam ter aprendido sobre Deus por meio do mundo natural. Ao mesmo tempo, também, não podemos nos esquecer de que este é um mundo caído, e de que nós o interpretamos com nossa mente caída e corrompida. Portanto, poderíamos acabar tirando lições equivocadas da natureza. Um dos maiores sábios da Antiguidade, o filósofo grego Aristóteles, argumentou em favor da escravidão com base em sua compreensão da natureza. Para ele, a natureza revelava duas classes de pessoas, sendo que algumas eram tão ‘inferiores às outras […] como […] um animal ao homem’. Portanto, para essas pessoas, uma ‘vida de sujeição escravizadora seria vantajosa’. Esse é apenas um dos muitos exemplos que poderíamos achar de como os princípios, os valores e as ideias do mundo estão em conflito com as do reino de Deus, razão pela qual, a despeito de onde tenhamos nascido e crescido, precisamos estudar a Palavra de Deus, para dela extrairmos a moral, os valores e os princípios que devem governar nossa vida. Nada mais, em si mesmo, é confiável.”1

Perguntas para reflexão

1. Jesus nos chama a perdoar aqueles que nos magoam. Isso inclui nossos familiares. Pense em alguém que o magoou. Embora as cicatrizes talvez permaneçam, como você consegue perdoar?

2. O que a história do jovem rico nos transmite sobre a razão pela qual, por mais importante que seja a obediência externa à lei de Deus, ela não é suficiente, e sobre o motivo pelo qual o verdadeiro cristianismo, embora inclua a obediência à lei de Deus, abrange mais coisas?

Sexta-feira, 27 de maio de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O Evangelho de Mateus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Abr. Mai. Jun. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s