Terapia de Deus

Lições da Bíblia

Três foram os remédios simples fornecidos a Elias durante esse tempo estressante de sua vida, alimentação, descanso e caminhada. “Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?” (1 Reis 19:5-9)

“Dormir. Comer. Dormir novamente. Comer novamente. E então, fazer exercício físico intenso – quarenta dias e quarenta noites; caminhando do Monte Carmelo ao Monte Horebe. O interessante é que sono apropriado, exercício e alimentação saudável são prescritos frequentemente para combater o estresse psicológico.”

“Um tratamento comum para os distúrbios de humor é chamado de programação de atividades. Consiste no desenvolvimento de um calendário rígido que contenha atividades prazerosas e propositais que forcem a pessoa deprimida a se organizar, antecipar e realizar eventos. Esse regime ajuda a pessoa a preencher o tempo de forma positiva e evitar a auto-piedade. Frequentemente, o exercício físico é incluído nas atividades, pois ajuda a produzir endorfinas, substâncias químicas naturais semelhantes à morfina que melhoram o humor e, pelo menos temporariamente, aliviam a depressão.”

“Com a orientação celestial, Elias foi levado a dar os passos que restauraram sua saúde mental. À semelhança de Elias, precisamos estar abertos à liderança divina. Quando se assentou sob o pé de zimbro, Elias orou. Sim, foi o tipo errado de oração (pedir que Deus lhe tirasse a vida), mas, pelo menos, era uma oração, um desejo de que Deus levasse a carga.”

“Com o passar do tempo, Elias venceu seu terrível desânimo, e Deus ainda pôde usá-lo.” “Disse-lhe o SENHOR: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.” (1 Reis 19:15-16). “Foram cinqüenta homens dos discípulos dos profetas e pararam a certa distância deles; eles ambos pararam junto ao Jordão. Então, Elias tomou o seu manto, enrolou-o e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco. Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito. Tornou-lhe Elias: Dura coisa pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não me vires, não se fará. Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.” (2 Reis 2:7-11). “Finalmente, Elias foi levado para o Céu, sem ter que provar a morte. Justo ele que, não muito antes, estava pedindo que Deus lhe tirasse a vida!”

“O que perderemos se só orarmos em ocasiões de desânimo e desespero? Compare com os benefícios de uma vida de constante oração em vez de oração só nas situações de emergência. Como você pode viver em atitude de oração constante?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – terça-feira 11 de janeiro de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s