A concubina do rei.

Lições da Bíblia.

No Antigo Testamento, existem muitas referências a concubinas, desses relatos certamente podemos aprender muitas lições. “Abraão deu tudo o que possuía a Isaque. Porém, aos filhos das concubinas que tinha, deu ele presentes e, ainda em vida, os separou de seu filho Isaque, enviando-os para a terra oriental.” (Gên. 25:5-6) “Teve Gideão setenta filhos, todos provindos dele, porque tinha muitas mulheres. A sua concubina, que estava em Siquém, lhe deu também à luz um filho; e ele lhe pôs por nome Abimeleque.” (Juí. 8:30-31) “Tomou Davi mais concubinas e mulheres de Jerusalém, depois que viera de Hebrom, e nasceram-lhe mais filhos e filhas. São estes os nomes dos que lhe nasceram em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão, Ibar, Elisua, Nefegue, Jafia, Elisama, Eliada e Elifelete.” (2 Sam. 5:13-16) “mulheres das nações de que havia o SENHOR dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor. Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.” (1 Reis 11:2-3)

“Frequentemente, as concubinas eram tiradas de entre as servas ou empregadas de uma família. Seu propósito expresso era produzir herdeiros, e, se produziam descendentes masculinos, seu status e posição social eram semelhantes às das esposas legítimas. Os homens eram considerados maridos de suas concubinas (Jz 20:4), e seus filhos apareciam nas genealogias (Gn 22:24) e recebiam parte da herança (Gn 25:5, 6). É interessante notar que as concubinas apareciam principalmente no período patriarcal. Durante a primeira monarquia, as concubinas estavam relacionadas com as casas reais.”

Entre as diversas concubinas encontramos Rispa, que estava inteiramente à mercê de seu senhor, sem muito espaço próprio para decisões. “Havendo guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi, Abner se fez poderoso na casa de Saul. Teve Saul uma concubina, cujo nome era Rispa, filha de Aiá. Perguntou Isbosete a Abner: Por que coabitaste com a concubina de meu pai? Então, se irou muito Abner por causa das palavras de Isbosete e disse: Sou eu cabeça de cão para Judá? Ainda hoje faço beneficência à casa de Saul, teu pai, a seus irmãos e a seus amigos e te não entreguei nas mãos de Davi? Contudo, me queres, hoje, culpar por causa desta mulher. Assim faça Deus segundo lhe parecer a Abner, se, como jurou o SENHOR a Davi, não fizer eu, transferindo o reino da casa de Saul e estabelecendo o trono de Davi sobre Israel e sobre Judá, desde Dã até Berseba. E nenhuma palavra pôde Isbosete responder a Abner, porque o temia.” (2 Sam. 3:6-11)

“Rispa, cujo nome significa “brasa viva” (veja Is 6:6), fazia parte da casa real de Isbosete (“homem de vergonha”), o único filho restante de Saul, que, com a ajuda de Abner, tinha sido feito rei sobre Israel e se mudara para o outro lado do Jordão, em Maanaim (2Sm 2:8-10). O simples fato de que o autor bíblico incluiu informações sobre o pai de Rispa (“filha de Aiá”) sugere que a família dela deve ter sido importante e que ela não era uma simples escrava. Ironicamente, o nome do filho de Saul aparece com outra forma na genealogia de Saul, como Esbaal, “homem de Baal” (1Cr 8:33).”

“A forma usada em 2Sm 2:8-10 parece ser um sutil insulto do autor bíblico: o homem de Baal era um embaraço para a casa de Saul e, assim, um “homem de vergonha”. As circunstâncias pessoais de Rispa estavam longe do ideal. […] Seu destino parecia totalmente fora de suas mãos, determinado por forças e circunstâncias além de sua autoridade ou controle.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – domingo 21 de novembro de 2010. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

4 comentários sobre “A concubina do rei.

  1. Avatar de Elizabete Araujo Elizabete Araujo

    existe um grande simbolismo nessa historia do rei davi e esse monte de mulheres,não tem logica que um homem temente a deus podesse se unir sexualmente dessa forma.Naquele tempo os homens de Deus transmutavam suas energias sexuais isto é praticavam o supra sexo,tenho trabalhado para desvendar este mistério e confesso que vou conseguir…

    1. “A prática segundo a qual um dos cônjuges mantém vários consortes é contrária à singularidade da união que Deus estabeleceu no primeiro matrimônio, no Éden. Na poligamia, o indivíduo não deixa todas as demais. Embora as Escrituras descrevam os casamentos múltiplos como uma realidade cultural no tempo dos patriarcas, a própria descrição mostra claramente que esses casamentos não preenchiam o ideal divino. As várias subunidades dentro desses casamentos vieram a envolver-se em disputas de poder, amargos assentimentos e alienação (Gên. 16; cf. 29:16 a 30:24, etc.), sendo as crianças utilizadas como armas emocionais para atingir outros membros da família. O casamento monogâmico provê aos cônjuges o senso de que pertencem um ao outro, e este fortalece sua intimidade e vinculação. Eles compreendem que seu relacionamento é único e que nenhuma outra pessoa pode compartilhar daquilo que eles compartilham. A relação monogâmica reflete de modo mais claro o relacionamento entre Cristo e Sua Igreja, e entre os indivíduos e Deus.” (NISTO CREMOS, 1989, p. 393-394 grifo nosso)

      NISTO cremos: 27 ensinos bíblicos dos Adventistas do Sétimo Dia. Helio L Grellmam. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 1989.

    2. Avatar de Joel Joel

      Não há mistério nenhum nisto, são apenas reações de uma natureza humana e carente da graça de Deus. Graça é favor não merecido. Davi era sim um homem segundo o coração de Deus, mas também era humano e cheio de desejos como nós. Carecia da graça como nós.
      Feliz foi Davi que viveu num tempo com menos preconceitos
      A grande maioria de nós só não fazemos o mesmo que Davi fez no que diz respeito a amar as mulheres, por causa de uma cultura hipócrita, e o afã de “ficar bem na fita”.
      Eu ainda continuo crendo na Graça salvadora.
      “Disse Jesus: Sem mim nada podeis fazer”.

  2. Avatar de elaine cristina jesus elaine cristina jesus

    eu nao gostaria de ter vivido essa epoca por que eu nao dividiria meu marido com ninguem.beijos elaine

Deixe um comentário