Descanso diário. "Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro." (Salmo 4:8).

Lições da Bíblia

“A descoberta científica do ritmo circadiano, mostrando que o corpo trabalha em um ciclo diário de 24 horas, com descarga específica de hormônios a horas certas do dia, apoia a declaração feita pela Sra. White:” “O sono é muito mais proveitoso antes que depois da meia-noite. Duas horas de bom sono antes das doze são mais proveitosas que quatro horas depois das doze horas” (Ellen G. White, Manuscript Releases, v. 7, p. 224).

“Estudos executados em laboratórios do sono mostram a necessidade de diferentes tipos de sono. A necessidade de sono para os adultos varia de seis a nove horas. A exigência de sono é atendida quando não há sonolência durante o dia e a pessoa sente bem-estar e agilidade. Pessoas que ficam despertas por 17 a 19 horas por dia têm um desempenho comparável ao dos embriagados.”

"Ao regular as horas do sono, não se deve proceder com descuido. Os estudantes não devem adquirir o hábito de permanecer em pé até à meia-noite, e tomar as horas do dia para o sono. Se se acostumaram a fazer isso em casa, devem corrigir o hábito, deitando-se à hora devida. Assim levantar-se-ão pela manhã descansados para os deveres do dia. Em nossas escolas as luzes devem ser apagadas às vinte e uma e meia horas." (Ellen G. White, Conselhos Professores, Pais e Estudantes, p. 297).

“A importância da regularidade no tempo de comer e dormir não deve passar despercebida. Desde que o trabalho da construção do corpo ocorre durante as horas do descanso, é essencial, especialmente na juventude, que o sono seja regular e abundante.” (Ellen G. White, Educação, p. 205).

"É preciso revelar cuidado no que respeita à regularidade das horas de sono e de trabalho. Precisamos ter períodos de descanso, de recreação e de contemplação. … Os princípios de temperança têm mais vasto alcance do que muitos pensam." (Ellen G. White, Manuscrito 60, 1894).

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – Quarta-feira, 12 de maio de 2010. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.

Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress, Livejournal.

Para impressão acesse arquivo em formato PDF

Um comentário sobre “Descanso diário. "Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro." (Salmo 4:8).

  1. Carmem Lucia

    Realmente este estudo muito interessante.Mas, tenho dois adolescentes que estudam a noite. E, o horário do término das aulas é vinte e três horas tornando assim inviável eles dormirem antes da meia noite…Sendo real a colocação que sentem-se sonolentos, mas, ainda não conseguimos conciliar estudo sono e trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s