O Princípio (e Iniciador)

Lições da Bíblia1

6. Leia Colossenses 1:18. O que significa dizer que Cristo é a “cabeça” e o “princípio”? Como essas ideias estão conectadas?

Colossenses 1:18 (NAA)2: Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para ter a primazia em todas as coisas.

Em hebraico, as palavras traduzidas como “cabeça” (rosh) e “princípio” (reshith) estão relacionadas. A primeira ocorrência de reshith nas Escrituras aparece em Gênesis 1:1: “No princípio [reshith], Deus criou os céus e a terra.” Jesus é a cabeça da humanidade e da igreja, não apenas por causa de Sua encarnação, mas também porque Ele é o Criador.

Em grego, a palavra traduzida como “princípio” (arche) tem um significado bastante amplo. Em Colossenses, “princípio” se refere a Jesus como a fonte e o iniciador da igreja (Cl 1:18) e, portanto, a cabeça dela, da mesma forma que é o “princípio” ou iniciador da criação.

Jesus não é apenas o originador da criação e da igreja, mas também – por meio de Sua ressurreição (Rm 6:3, 4) – o originador da nova criação. Como o salário do pecado é a morte, Sua vitória sobre a morte demonstra tanto Sua vitória sobre o pecado quanto Seu poder de nos recriar à Sua imagem. Isso explica por que Cristo é chamado de “primogênito dentre os mortos” (sobre o significado de “primogênito”, veja o estudo de segunda-feira). A ressurreição de Jesus é a mais importante, mesmo não sendo a primeira (Moisés foi o primeiro a ressuscitar, o que explica o conflito entre Miguel e o diabo a respeito de seu corpo; Jd 9). Sem a ressurreição de Cristo, ninguém mais poderia ser ressuscitado.

Vamos revisar as razões que Paulo apresentou para a supremacia de Jesus:

1. Ele é a manifestação perfeita do Deus invisível.

2. Ele é o agente por meio do qual todas as coisas foram criadas.

3. Ele existia antes de todas as coisas, e tudo é mantido unido Nele.

4. Ele é a cabeça da igreja, que é o Seu corpo.

5. Ele é o iniciador da criação e da nova criação.

6. Ele venceu o pecado e a morte, garantindo assim o direito de ressuscitar todos os que confiam Nele como Salvador.

7. Jesus sempre existiu, mas agora, por causa de tudo isso, Ele é reconhecido como a cabeça suprema da humanidade e da igreja.

O que precisa ser transformado em você para que viva de maneira mais plena a supremacia de Cristo em sua vida?

Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

________________

1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Cristo em Filipenses e Colossenses. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 523, jan. fev. mar. 2026. Adulto, Professor.

2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Deixe um comentário