O primogênito de toda a criação

Lições da Bíblia1

No NT, o termo “primogênito” geralmente se refere a Jesus (ver Lc 2:7; Rm 8:29; Hb 1:6; Ap 1:5), incluindo as duas ocorrências em Colossenses. No entanto, mesmo quando usado para outras pessoas, o termo não indica necessariamente o primeiro filho em ordem cronológica. O conceito bíblico de “primogênito” enfatiza o relacionamento especial entre o filho e o pai, independentemente da ordem de nascimento. Além disso, há exemplos de filhos mais jovens que assumiram maior destaque, como Isaque, Jacó e José.

Davi, embora fosse o mais novo de oito irmãos, foi ungido rei (1Sm 16:10-13). Por meio do salmista, Deus declarou: “Farei dele o Meu primogênito, o mais elevado entre os reis da Terra” (Sl 89:27). O Senhor também disse a Moisés: “Israel é Meu filho, Meu primogênito” (Êx 4:22). Nesse contexto, o termo “primogênito” transmite a ideia de supremacia, ou seja, o primeiro em importância.

3. Leia Colossenses 1:15-17. Por que Paulo chamou Jesus de “primogênito de toda a criação”?

Colossenses 1:15-17 (NAA)2: 15 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. 16 Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste.

Paulo não sugeriu, em nenhum momento, que Jesus foi o primeiro ser criado. Pelo contrário, ele negou categoricamente essa possibilidade. O apóstolo destacou que Jesus criou todas as coisas; elas foram feitas “por meio Dele e para Ele” (Cl 1:16). Essas expressões mostram que Jesus foi o agente pessoal por meio do qual Deus realizou a criação (ver Ef 3:9; Jo 1:1-3; Ap 4:11).

Ef 3:9 (NAA)2: e manifestar a todos qual é a dispensação do mistério que, durante tempos passados, esteve oculto em Deus, que criou todas as coisas.

Jo 1:1-3 (NAA)2:  1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

Ap 4:11 (NAA)2: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas e por tua vontade elas vieram a existir e foram criadas.”

A declaração de Paulo é extremamente abrangente. Tudo significa absolutamente tudo: em termos espaciais (Céus e Terra), ontológicos (coisas visíveis e invisíveis) e funcionais (tronos, soberanias, poderes e autoridades). A expressão “poderes e autoridades” geralmente se refere a seres angelicais (ver Ef 3:10; 6:12, NVI). Para evitar mal-entendidos, Paulo acrescentou que Jesus existia “antes de todas as coisas” (Cl 1:17). O termo grego pro (“antes”) pode indicar posição (o mais importante de todos) ou tempo (existia antes de tudo ser criado). Porém, em todos os outros escritos de Paulo, essa expressão se refere ao tempo (ver 1Co 2:7; Gl 1:17; Ef 1:4).

1Co 2:7 (NAA)2: Pelo contrário, transmitimos a sabedoria de Deus em mistério, a sabedoria que estava oculta e que Deus predeterminou desde a eternidade para a nossa glória.

Gl 1:17 (NAA)2: nem fui a Jerusalém para me encontrar com os que já eram apóstolos antes de mim, mas fui para as regiões da Arábia e voltei, outra vez, para Damasco.

Ef 1:4 (NAA)2: Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Em amor

Paulo enfatizou que “Nele tudo subsiste” (Cl 1:17). A palavra grega Synistemi significa literalmente “unir”. Jesus mantém todo o Universo conectado, não apenas como Criador, mas também como Redentor.

Deus, o Criador, morreu por nós. Por que seria uma blasfêmia acreditar que nossas obras poderiam adicionar algo ao que Cristo já fez por nós?

Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

________________

1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Cristo em Filipenses e Colossenses. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 523, jan. fev. mar. 2026. Adulto, Professor.

2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Deixe um comentário