Imagem do Deus invisível

Lições da Bíblia1

Quando nos olhamos no espelho ou em uma fotografia, vemos uma imagem de nós mesmos, mas ela é apenas uma representação plana, de duas dimensões. Uma escultura pode transmitir uma ideia mais precisa das formas, mas ainda está longe de capturar a realidade viva, dinâmica e em movimento. O conceito bíblico de “imagem”, embora às vezes se refira a essas representações limitadas, aponta para algo muito mais profundo e abrangente.

1. Leia Gênesis 1:26, 27; 5:3; 1 Coríntios 15:49; 2 Coríntios 3:18; Hebreus 10:1. O que esses textos ensinam a respeito de “imagem”? De que maneira eles são diferentes da descrição de Jesus como a “imagem de Deus”?

Gênesis 1:26, 27 (NAA)2:  26 E Deus disse: — Façamos o ser humano à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os animais que rastejam pela terra. 27 Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Gênesis 5:3 (NAA)2: Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe deu o nome de Sete.

1 Coríntios 15:49 (NAA)2: E, assim como trouxemos a imagem do homem terreno, traremos também a imagem do homem celestial.

2 Coríntios 3:18 (NAA)2: E todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, que é o Espírito.

Hebreus 10:1 (NAA)2: Ora, visto que a lei é apenas uma sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca consegue aperfeiçoar aqueles que se aproximam de Deus com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, continuamente, eles oferecem.

Os seres humanos foram criados para serem parecidos com Deus – nos aspectos físico, espiritual, relacional e funcional. No entanto, eles refletem a imagem de Deus apenas em certos aspectos, e o pecado danificou até mesmo isso. Mas Jesus nos permite “ver” o Deus invisível. “Quem vê a Mim”, disse Jesus, “vê o Pai” (Jo 14:9). Ele é “a expressão exata” da natureza de Deus (Hb 1:3). Ele é o pensamento de Deus feito audível e o caráter de Deus feito visível.

2. Leia Mateus 11:27 e João 1:1, 2, 14, 18. O que torna Jesus o único capaz de revelar plenamente o Pai?

Mateus 11:27 (NAA)2: Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

João 1:1, 2, 14, 18 (NAA)2:  1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. […] 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. […] 18 Ninguém jamais viu Deus; o Deus unigênito, que está junto do Pai, é quem o revelou.

Jesus descreveu Sua relação com Deus, o Pai, de várias maneiras: “Meu Pai trabalha até agora, e Eu trabalho também” (Jo 5:17); “Eu e o Pai somos um” (Jo 10:30); “Ninguém vem ao Pai senão por Mim” (Jo 14:6).

Além disso, Jesus frequentemente usou o nome divino “Eu Sou” para Se referir a Si mesmo em sentido absoluto (ver Êx 3:14). Ele disse: “Eu sou o pão da vida” (Jo 6:35); “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8:12); “Eu sou o bom pastor” (Jo 10:11, 14); “Eu sou a ressurreição e a vida” (Jo 11:25); “Antes que Abraão existisse, Eu Sou” (Jo 8:58).

Se Jesus não fosse Deus, isso significaria que o Pai enviou um ser criado para morrer por nós. Por que é tão importante e faz tanta diferença que o próprio Deus, na Pessoa de Cristo, tenha morrido por nós?

Domingo, 15 de fevereiro de 2026. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

________________

1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Cristo em Filipenses e Colossenses. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 523, jan. fev. mar. 2026. Adulto, Professor.

2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Deixe um comentário