Lições da Bíblia1:
Sábado à tarde
“Completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor e sendo unidos de alma e mente” (Fp 2:2).
Leituras da semana: Fp 2:1-11; jr 17:9; Fp 4:8; 1Co 8:2; Rm 8:3; Hb 2:14-18
A força está na unidade. No entanto, saber o que é certo não é o mesmo que colocá-lo em prática. Nós falhamos, mesmo quando nos esforçamos para manter a unidade. Porém, isso é diferente de tentar enfraquecê-la voluntariamente. Por isso, não é surpreendente que, ao continuar a carta, Paulo tenha exortado os crentes a ser “unidos de alma e mente” (Fp 2:2).
O apóstolo destacou a importância da unidade com base no ensino e no exemplo de Jesus, um tema recorrente no NT, especialmente nas epístolas. A desunião do Universo teve início quando um anjo do Céu manifestou orgulho e desejo de obter poder. Esse sentimento se espalhou, mesmo em um ambiente perfeito (Is 14:12-14). Depois, encontrou terreno fértil no Éden, por meio de um descontentamento semelhante com as ordens de Deus e do desejo de alcançar posição mais elevada do que aquela que Ele havia determinado (Gn 3:1-6).
Nesta semana, estudaremos a base bíblica para a unidade da igreja, destacando a extraordinária humilhação de Jesus, as lições que podemos aprender ao contemplá-Lo e como crescer para nos tornarmos mais semelhantes a Ele.
Sábado, 17 de janeiro de 2026. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
________________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Cristo em Filipenses e Colossenses. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 523, jan. fev. mar. 2026. Adulto, Professor.