O Senhor nos fez

Lições da Bíblia1

1. Leia os Salmos 8 e 100. Como Deus e as pessoas são retratados nesses salmos? O que eles revelam sobre o caráter divino?

Salmo 8 (NAA)2: “1 Ó Senhor, Senhor nosso, como é magnífico o teu nome em toda a terra! Pois puseste nos céus a tua majestade. 2 Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador. 3 Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, 4 que é o homem, para que dele te lembres? E o filho do homem, para que o visites? 5 Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. 6 Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: 7 ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; 8 as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares. 9 Ó Senhor, Senhor nosso, como é magnífico o teu nome em toda a terra!

Salmo 100 (NAA)2: 1 Celebrem com júbilo ao Senhor, todas as terras. 2 Sirvam ao Senhor com alegria, apresentem-se diante dele com cântico. 3 Saibam que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. 4 Entrem por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendam-lhe graças e bendigam o seu nome. 5 Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.

A criação desempenha papel crucial em Salmos, defendendo a soberania de Deus. Os céus, que são “as obras das Suas mãos”, proclamam Sua glória e poder (Sl 19:1-4; 97:6). O nome de Deus é majestoso em toda a Terra (Sl 8:1, 9). O Senhor criou tudo; Ele não tem começo (Sl 93:2) nem fim (Sl 102:25-27). Ele é eterno e superior aos deuses das nações, que são apenas “obra de mãos humanas” (Sl 115:4). Os ídolos “têm mãos e não apalpam” (Sl 115:7); ao passo que, quanto ao Senhor, “nas Suas mãos estão as profundezas da Terra, e as alturas dos montes lhe pertencem. Dele é o mar, pois Ele o fez; obra de Suas mãos, os continentes” (Sl 95:4, 5). Vários salmos retratam o poder de Deus sobre as forças da natureza, as quais outras nações criam que fossem divinas (por exemplo, Sl 29; 93; 104). Esses salmos reafirmam que o Senhor reina sobre toda a criação e é supremo em poder e dignidade. O Salmo 100:3 ataca uma forma sutil de idolatria – a autoconfiança, enfatizando que Deus nos fez, “e Dele somos”.

A criação também testifica do amor de Deus. Tudo o que existe deve a existência a Deus, que também sustenta a vida (Sl 95:7; 147:4-9). Observe que Deus não apenas concedeu a existência às pessoas, mas fez do antigo Israel “o Seu povo e rebanho do Seu pastoreio” (Sl 100:3). As expressões “Seu povo” e “rebanho do Seu pastoreio” revelam o desejo de Deus de um relacionamento estreito com Seus filhos.

Somente o Criador tem o poder de abençoar e fazer com que Seu povo cresça; portanto, Ele é o único digno de adoração e confiança. Vários salmos convocam tudo o que tem fôlego, toda a Terra, o mar e tudo o que nele há a celebrar com alegria diante do Senhor.

A criação revela a glória divina, mesmo após o pecado, e os salmos apontam somente para Deus como digno de adoração.

“Que é o homem, para que dele Te lembres? E o filho do homem, para que o visites?” (Sl 8:4). Deus é seu criador. Como você reage a essa verdade? Deus chama até as estrelas pelo nome (Sl 147:4). Imagine o quanto Ele Se importa com você!

Domingo, 14 de janeiro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro dos Salmos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 515, jan. fev. mar. 2023. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Deixe um comentário