O Espírito da verdade

Lições da Bíblia

6 Leia João 14:6 e 17:17. De acordo com esses versos, o que significa a palavra “verdade”? Assinale a alternativa correta:

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6 ARA)2. “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17 ARA)2.

A. (   ) Os ensinamentos rabínicos.

B. (   ) Jesus Cristo e a Palavra de Deus.

C. (   ) O sentimento dos líderes espirituais.

Resposta: Alternativa B.

“No Evangelho de João, ‘verdade’ é uma palavra-chave. Às vezes, nossa compreensão contemporânea desse termo é muito abstrata e teórica. No mundo ocidental, ela tem sido moldada pela filosofia grega. No entanto, na Bíblia, e especialmente no Evangelho de João, ‘verdade’ carrega um significado muito pessoal e específico: Jesus é a verdade (Jo 14:6). Embora a Palavra escrita de Deus seja verdadeira (compare com Jo 17:17; Sl 119:142 [‘A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a própria verdade.’]), a verdade de Deus é revelada de maneira suprema na pessoa de Jesus Cristo. Conhecemos verdadeiramente a Deus na pessoa de Jesus, de quem as Escrituras falam, pois Deus Se revelou por meio dEle.”1

“7 Leia João 15:26 e 16:13. Que função o Espírito Santo tem como o Espírito da verdade? Assinale ‘V’ para verdadeiro ou ‘F’ para falso:”1

Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;” (João 15:26 ARA)2. “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” (João 16:13 ARA)2.

(   ) Ele revela a Si mesmo, pois Ele é Deus.

(   ) Ele dá testemunho de Cristo, guia os cristãos em toda a verdade e anuncia as coisas futuras.

Resposta: A (F); B (V).

“Em João 16:13, a Bíblia diz que o Espírito da verdade nos guia a toda a verdade. Ele faz isso ao nos mostrar Jesus Cristo, ajudando-nos a lembrar o que Ele disse (Jo 15:26) e fez por nós. A verdade para a qual o Espírito Santo nos guia é muito pessoal: Ele exalta Jesus e nos leva a um relacionamento vivo e fiel com Cristo. Quando Jesus falou com a mulher samaritana, disse que Deus devia ser adorado em espírito e em verdade (Jo 4:24). Quando pedimos a direção do Espírito Santo, Ele nos leva a Jesus, que é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14:6).”1

“A verdade na Bíblia não é algo abstrato nem teórico, como muitas vezes é apresentada na filosofia. A verdade abrange um relacionamento profundamente pessoal e fiel com nosso Criador e Redentor, que é chamado de ‘o Deus de toda a verdade’ (compare Dt 32:4 [‘Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.’] com Sl 31:5 [‘Nas tuas mãos, entrego o meu espírito; tu me remiste, SENHOR, Deus da verdade.’]). Portanto, o Espírito Santo é apropriadamente chamado de ‘Espírito da verdade’ (Jo 14:17; 16:13), enviado a nós da parte de Deus Pai (Jo 15:26), o que demonstra não só Seu caráter pessoal, mas também Sua divindade.”1

“Por que a ‘verdade’ é também uma Pessoa? Leve sua resposta para a classe no sábado.”1

Quarta-feira, 25 de janeiro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

_______________
1HASEL, Frank. O Espírito Santo e a espiritualiadade. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 487, Jan. Fev. Mar. 2017. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s