O Bom Pastor

Lições da Bíblia.

“Durante séculos, judeus e cristãos leitores da Bíblia encontraram no livro de Zacarias numerosas referências ao Messias e aos tempos messiânicos. Os cristãos têm compreendido que essas passagens se aplicam à vida e ministério de Jesus Cristo: o Rei triunfante e, no entanto, pacífico (‘Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.’ Zc 9:9), Aquele que foi traspassado (‘E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito.’ Zc 12:10), o Pastor que foi ferido (‘Desperta, ó espada, contra o meu pastor e contra o homem que é o meu companheiro, diz o SENHOR dos Exércitos; fere o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas; mas volverei a mão para os pequeninos.’ Zc 13:7).”

“Em Zacarias 13:7-9, foi revelada ao profeta uma cena em que a espada do juízo do Senhor vai contra o Bom Pastor. Em ocasião anterior, o profeta viu a espada sendo levantada contra o ‘pastor inútil’ (Zc 11:17). Mas nesta passagem (Zc 13:7-9), o Bom Pastor é ferido e o rebanho se dispersa. Sua morte resulta em grande aflição e prova para o povo de Deus, durante as quais alguns perecem. No entanto, todos os fiéis são purificados.”

“4. Leia Mateus 26:31 e Marcos 14:27.” “Então, Jesus lhes disse: Esta noite, todos vós vos escandalizareis comigo; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas.” (Mateus 26:31 RA); “Então, lhes disse Jesus: Todos vós vos escandalizareis, porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas.” (Marcos 14:27 RA). Como Jesus aplicou essa profecia ao que aconteceria naquela noite? O que a fuga dos discípulos diante da adversidade (Mt 26:56; Mc 14:50) nos ensina sobre a fidelidade de Deus, em contraste com a infidelidade humana?” “Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então, os discípulos todos, deixando-o, fugiram.” (Mateus 26:56 RA); Então, deixando-o, todos fugiram.” (Marcos 14:50 RA). “Jesus disse que Ele seria ferido e os discípulos seriam dispersos, cumprindo assim o simbolismo de Zacarias. Jesus foi ferido, mas continuou firmemente em Sua obra de salvação, enquanto os discípulos ficaram com medo e fugiram.”

“A imagem de Deus como Pastor é encontrada em muitos lugares na Bíblia. Começa com o livro de Gênesis (Gn 48:15) e termina com o Apocalipse (Ap 7:17). Por meio de Ezequiel, Deus repreendeu os pastores infiéis de Seu povo, prometeu procurar as ovelhas perdidas e cuidar delas (Ez 34). Aplicando essas palavras a Si mesmo, Jesus declarou que Ele é o bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas (Jo 10:11).”

“Pense nas vezes em que você foi infiel ao Senhor. Apesar disso, como Ele continua a lhe mostrar misericórdia e graça? Qual deve ser sua resposta a essa misericórdia e graça?”

Quarta-feira, 19 de junho de 2013. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES publicado simultaneamente no Blogspot e WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

2 comentários sobre “O Bom Pastor

  1. isso foi bem interessante mas gostaria de saber mais um pouco sobre zacarias os tempos em que ele profetizou quais eram as caracteristicas do povo de Deus naquela época se puder fazer um link com essas questões eu agradeço mas mesmo assim deixo meus sinceros agradecimentos e tambem deixo um parabéns pelo seu trabalho que a paz do Senhor esteja sempre com voce irmão

    1. O significado de nāśāʾ em Nm 18:1

      A chave para entender o que a passagem quer dizer parece estar no significado da expressão tiśʾû ʾet-ʿăwōn hammiqdāš (segundo a ARA: levareis sobre vós a iniquidade relativamente ao santuário) e tiśʾû ʾet-ʿăwōn kĕhunnatkem (segundo a ARA: levareis sobre vós a iniquidade relativamente ao sacerdócio). A chave pare encontrar o seu significado está no contexto da passagem. O texto apresenta o dever dos filhos de Arão juntamente com o levita de manter a pureza do santuário e do sacerdócio. A passagem (Nm 18:1-7) delimita os papeis dos levitas dos descendentes de Arão e a área de atuação de cada grupo no tabernáculo.

      O contexto indica que o significado de nāśāʾ (carregar, levar sobre si, tomar, suportar, etc.) parece ser diferente daquele que ocorre em Levítico 7:18;10:17;17:16;19:8 onde claramente o sentido é de “carregar” ou “levar sobre si” os pecados. Em Nm 18:1 o sentido do verbo é o de “estar encarregado”, “ser responsável”, Assim, a melhor forma de traduzir o texto pode ser: “O Senhor disse a Arão, “Tu e teus filhos e a casa de teus pais devem levar a responsabilidade pelas ofensas contra o santuário, e tu e teus filhos apenas devem levar a responsabilidade pelas ofensas contra o sacerdócio.

      Nessa mesma linha de pensamento Cole afirma que Nm 18:1 se refere “a responsabilidade básica é suportar as consequências de violações contra o santuário ou, em outras palavras, ser culpável ou responsável pelo qualquer potencial sacrilégio contra o lugar santo.

      _________________
      1 R. Dennis Cole, Numbers, vol. 3B, The New American Commentary (Nashville: Broadman & Holman Publishers, 2000), 281.

      Resposta elaborada pelo Pr. Jônatas de Mattos Leal

Deixe um comentário