Frutos do evangelho

Lições da Bíblia1:

O relacionamento de Paulo com os colossenses era diferente do que ele tinha com os filipenses. Ele os incluiu entre os que não o tinham visto “face a face” (Cl 2:1). Ainda assim, o apóstolo disse que “sempre” agradecia a Deus e orava por eles, como fazia com os filipenses.

4. Leia Colossenses 1:3-8. Quais são as três coisas pelas quais Paulo agradeceu a Deus?

Colossenses 1:3-8 (NAA)2: 3 Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vocês, 4 desde que ouvimos da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor que vocês têm por todos os santos, 5 por causa da esperança que está guardada para vocês nos céus. Desta esperança vocês ouviram falar anteriormente por meio da palavra da verdade do evangelho, 6 que chegou até vocês. Esse evangelho está produzindo fruto e crescendo em todo o mundo, assim como acontece entre vocês, desde o dia em que ouviram e entenderam a graça de Deus na verdade. 7 Isso vocês aprenderam de Epafras, nosso amado conservo e, em relação a vocês, fiel ministro de Cristo, 8 o qual também nos contou do amor que vocês têm no Espírito.

Paulo reuniu as três virtudes que mencionou em outros textos: a fé, a esperança e o amor (1Co 13:13; 1Ts 1:3; 5:8). Observe que Paulo não atribuiu aos colossenses o mérito por essas virtudes. Em vez disso, agradeceu ao Pai por elas, porque elas fazem parte das boas dádivas e dos dons perfeitos que vêm Dele (Tg 1:17). Quando reconhecemos o amor de Deus por nós, isso nos conduz à fé em Cristo (Ef 2:4-8), e assim recebemos a esperança do Céu. Pedro descreveu essa esperança como uma “herança que não pode ser destruída, que não fica manchada, que não murcha e que está reservada nos céus para [nós]” (1Pe 1:4).

Paulo também destacou que o evangelho é verdadeiro porque se baseia na “palavra da verdade” (Cl 1:5). O apóstolo utilizou essa expressão em outras ocasiões para se referir à Palavra inspirada de Deus (veja 2Co 6:7; 2Tm 2:15). Diferentemente da “palavra humana”, a Palavra de Deus atua eficazmente naqueles que nela creem (1Ts 2:13) e sempre realizam a vontade divina (Is 55:11). Assim, quando o evangelho é proclamado, o poder de Deus se manifesta por meio da atuação do Espírito Santo no coração dos ouvintes, que então são capacitados a responder. O evangelho produz frutos porque é a “palavra da vida” (Fp 2:16).

O mais impressionante talvez seja a rápida expansão do evangelho. Cerca de 30 anos após a morte e ressurreição de Cristo, Paulo disse que o evangelho havia se espalhado “em todo o mundo”. No mesmo capítulo, ele afirmou que o evangelho “foi pregado a toda criatura debaixo do céu” (Cl 1:6, 23). O amplo sistema de estradas romanas facilitou a comunicação e o transporte, permitindo que as cartas de Paulo fossem enviadas de forma eficaz. No entanto, é o poder de Deus, atuando por meio da “palavra”, que dá vida espiritual às pessoas (Tg 1:18; 1Pe 1:23), tornando-as novas criaturas em Cristo (2Co 5:17).

Paulo falou sobre a esperança “guardada para [nós] nos Céus” (Cl 1:5). O que essa esperança significa e por que ela transforma a vida, mesmo que nos sintamos indignos?

Quarta-feira, 07 de janeiro de 2026. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

________________

1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Cristo em Filipenses e Colossenses. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 523, jan. fev. mar. 2026. Adulto, Professor.

2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Deixe um comentário