O que aconteceu? – Estudo adicional

Lições da Bíblia1

A Bíblia é repleta de apelos a pecadores e apóstatas (Sl 95:7, 8; Is 55:1, 2, 6, 7; Lc 15:3-7; 19:10). Quais outros apelos encontramos?

Leia os seguintes textos de Ellen G. White: Patriarcas e Profetas, p. 44-51 (“A criação”), p. 52-62 (“A queda da humanidade”) e p. 63-70 (“O plano da redenção”).

“Penso que havia um sermão do evangelho naquelas duas palavras divinas à medida que elas atravessavam as densas partes da mata e alcançavam os ouvidos dos fugitivos: ‘Onde você está?’ Seu Deus não está disposto a perder você; Ele saiu para buscá-lo, assim como logo pretende vir na Pessoa de Seu Filho, não apenas para buscar, mas também para salvar o que agora está perdido” (Charles Haddon Spurgeon, “The Treasury of the Bible” [Tesouro da Bíblia], Old Testament [Antigo Testamento], v. 1. Grand Rapids, MI: Editora Zondervan, 1962, p. 11).

Perguntas para consideração:

1. Visto que o Deus bondoso busca a humanidade, como podemos responder a essa expressão de amor do Pai e de Jesus Cristo? Como o Senhor espera que respondamos?

2. Compare a imagem bíblica da humanidade, caída de um lugar elevado na criação de Deus e necessitando de redenção, com a teoria evolucionista. Qual oferece mais esperança?

3. Relacionamentos afetuosos são essenciais à felicidade? Por que uma conexão próspera com Deus é necessária para esses vínculos? Qual é a influência de relacionamentos saudáveis sobre as pessoas (pai e filho, amigo e amigo, marido e esposa, empregador e empregado)?

Resumo: Deus nos criou à Sua imagem para que tivéssemos comunhão amorosa com Ele. Embora a entrada do pecado tenha destruído a união original, Deus procura restaurar esse relacionamento por meio do plano da redenção. Como criaturas dependentes, a vida assume verdadeiro significado e clareza somente quando nos unimos ao Criador.

Sexta-feira, 02 de abril de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A promessa: a aliança eterna de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 504, abr. maio. jun. 2021. Adulto, Professor. 

Deixe um comentário