O Servo anônimo (Is 42:1-7)

Lições da Bíblia1

3. Quais eram a função e o caráter do Servo anônimo de Deus, a quem Ele havia escolhido e em quem tinha colocado Seu Espírito? Is 42:1-7

Isaías 42:1-7 (ARA)2: “1 Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios.Não clamará, nem gritará, nem fará ouvir a sua voz na praça.Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega; em verdade, promulgará o direito. Não desanimará, nem se quebrará até que ponha na terra o direito; e as terras do mar aguardarão a sua doutrina. 5 Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os estendeu, formou a terra e a tudo quanto produz; que dá fôlego de vida ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela. 6 Eu, o Senhor, te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios;para abrires os olhos aos cegos, para tirares da prisão o cativo e do cárcere, os que jazem em trevas.

Escolha a melhor resposta ou combinação de respostas:

1. Ele promulgaria justiça para as nações.

2. Realizaria seus objetivos de modo silencioso e suave, mas bem-sucedido.

3. Seria um mestre.

4. Serviria como uma aliança entre Deus e o povo.

5. Concederia luz e esperança, ao curar a cegueira e libertar os cativos.

6. Todos os itens acima.

4. Como a função e o caráter desse Servo se comparam aos do “rebento de Jessé”, sobre o qual repousava também o Espírito do Senhor (Is 11)?

Isaías 11 (ARA)2: “1 Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. 2 Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor. Deleitar-se-á no temor do Senhor; não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos;mas julgará com justiça os pobres e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara de sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso.A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade, o cinto dos seus rins. 6 O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará. 7 A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi. 8 A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. 9 Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar. 10 Naquele dia, recorrerão as nações à raiz de Jessé que está posta por estandarte dos povos; a glória lhe será a morada. 11 Naquele dia, o Senhor tornará a estender a mão para resgatar o restante do seu povo, que for deixado, da Assíria, do Egito, de Patros, da Etiópia, de Elão, de Sinar, de Hamate e das terras do mar. 12 Levantará um estandarte para as nações, ajuntará os desterrados de Israel e os dispersos de Judá recolherá desde os quatro confins da terra. 13 Afastar-se-á a inveja de Efraim, e os adversários de Judá serão eliminados; Efraim não invejará a Judá, e Judá não oprimirá a Efraim. 14 Antes, voarão para sobre os ombros dos filisteus ao Ocidente; juntos, despojarão os filhos do Oriente; contra Edom e Moabe lançarão as mãos, e os filhos de Amom lhes serão sujeitos. 15 O Senhor destruirá totalmente o braço do mar do Egito, e com a força do seu vento moverá a mão contra o Eufrates, e, ferindo-o, dividi-lo-á em sete canais, de sorte que qualquer o atravessará de sandálias. 16 Haverá caminho plano para o restante do seu povo, que for deixado, da Assíria, como o houve para Israel no dia em que subiu da terra do Egito.”

Assim como em Isaías 42, o Governante da linhagem de Davi mencionado em Isaías 11 agiria em harmonia com o Senhor, promulgando justiça e libertação aos oprimidos, além de sabedoria e conhecimento de Deus. Esse “rebento” e “raiz” de Jessé é o Messias, o Filho divino que também traria “paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino”, mediante “o juízo e a justiça” (Is 9:6, 7). O Servo em Isaías 42 é, evidentemente, o Messias.

5. Como o Novo Testamento identifica o Servo de Isaías 42:1-7, que promulga justiça? Mt 12:15-21

Mateus 12:15-21 (ARA)2: “15 Mas Jesus, sabendo disto, afastou-se dali. Muitos o seguiram, e a todos ele curou, 16 advertindo-lhes, porém, que o não expusessem à publicidade, 17 para se cumprir o que foi dito por intermédio do profeta Isaías: 18 Eis aqui o meu servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se compraz. Farei repousar sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará juízo aos gentios. 19 Não contenderá, nem gritará, nem alguém ouvirá nas praças a sua voz. 20 Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega, até que faça vencedor o juízo. 21 E, no seu nome, esperarão os gentios.”

Mateus 12 cita Isaías 42 e aplica-o ao silencioso ministério de cura de Jesus, o Filho de Deus, em quem Sua alma Se compraz (Is 42:1; Mt 3:16, 17; 17:5), cujo ministério restabelece a aliança de Deus com o povo (Is 42:6; Dn 9:27).

Jesus e Seus discípulos obtiveram justiça para o povo, ao libertá-lo do sofrimento, da ignorância de Deus e da escravidão dos demônios, causados pela opressão satânica (Lc 10:19). Em seguida, Jesus morreu para confirmar a “nova aliança” (Mt 26:28) e obter justiça para o mundo ao expulsar Satanás, o estrangeiro que usurpara a posição de “príncipe deste mundo” (Jo 12:31-33; ARC).

Leia a descrição de Cristo em Isaías 42:1-4. Reflita sobre Jesus. Quais características de Seu ministério cumpriram essa profecia? Como devemos ministrar aos outros?

Segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário